1- Planejamento financeiro
A dica mais importante é você se planejar com antecedência para a sua viagem, decida o destino, em que local vai se hospedar, quando você irá e quais os passeios pretendem fazer. Depois disso, pesquise e faça uma média de gastos, a partir disso vá se planejando financeiramente para as férias, pois nada melhor do que ir viajar com tudo já pago e não fica se preocupando com futura dividas.
2- Data da viagem
O valor total da sua viagem vai variar de acordo com a data que você escolher, nas emendas de feriados e nos meses de dezembro, janeiro e julho o preço é maior, pois são períodos de muita procura. Então se optar por alguma dessas datas saiba que pagará mais caro. Uma boa dica para economizar é viajar em outros meses do ano, como março e agosto, pois a demanda é baixa e os valores diminuem. Se isso não for uma possibilidade para você, é muito importante seguir a dica 1 e se planejar financeiramente.
3- Passagens aéreas
Esse item é tão importante que fizemos um artigo somente sobre o tema, confira: como comprar passagem de avião barata. A dica essencial é não deixar para comprar a passagem na última hora e pesquisar muito antes. Mesmo viajando em alta temporada e para destinos caros é possível encontrar passagens que não custam uma fortuna, basta ter paciência para procurar.
4- Hospedagem
A hospedagem acaba sendo um dos maiores gastos em viagens e, claro, é essencial e não temos como fugir. No entanto, é possível não gastar tanto, por isso verifique se o destino que você vai tem ofertas de Airbnb e Hostel, essas opções costumam ser mais baratas do que hotéis. E também há a possibilidade de escolher uma hospedagem que seja um pouco mais afastada dos pontos turísticos da cidade, isso ajuda a economizar uma grana.
5- Passeios turísticos
Os passeios turísticos são totalmente opcionais, no entanto muitas pessoas gostam desses momentos e os valores são difíceis de ser negociados, principalmente se for em época de férias. Uma dica legal é separar uma quantia somente para os passeios e se planejar com aquele dinheiro. Por exemplo, você decidiu que R$200 serão para os passeios turísticos, então se planeje e analise quais pontos da cidade você quer visitar e que caibam nesse orçamento.